Como definir a missão do meu negócio?
A minha missão nesse post é não deixar você sair desse artigo sem entender o que é e como definir a missão do seu negócio.
Faz de conta que seu negócio é uma pessoa, assim será muito mais fácil você entender e definir essas coisas. Partindo de uma pessoa vamos ao primeiro ponto, uma pessoa tem personalidade, tem defeitos e qualidades, tem sonhos, tem alma. Assim como uma pessoa, você vai definir/apontar todas essas coisas no seu negócio.
Aproveitando a viagem
A missão serve para orientar as pessoas do objetivo final da empresa, aponta uma direção a qual seguir. Por exemplo, eu quero ir pra China, essa é a minha missão, mas eu posso mudar a rota até chegar lá pensando em aproveitar a viagem (visão: objetivos de curso prazo), posso ir por cima, por baixo, cortar pela Europa, o importante é eu não esquecer onde eu quero chegar.
Missão: Conjunto de pessoas com uma tarefa definida
É o que a empresa é, o que faz ela existir, sua essência, sacou? Não sacou? Vamos lá, são as metas de longo prazo e que nunca acaba, objetivos gerais da empresa, o motivo dela existir, a alma do negócio e que portanto não muda com o tempo (lembre-se sempre disso).
"Alma, essência... Tá, mas eu ainda não entendi" Então vamos de exemplo, exemplos são sempre esclarecedores não é mesmo?
Exemplo 1 - Funerária Triunfo:
"Responder de forma personalizada às necessidades dos nossos clientes, tratando-os com dignidade e respeito"
Eles podem mudar e se tornar açougueiros, a missão não muda. É a alma das pessoas que fazem o negócio, tratar quem quer que seja com dignidade e respeito.
Exemplo 2 - Nubank
"Queremos que os clientes nos amem fanaticamente"
Eles podem de repente começar a vender ursinhos de pelúcia que a missão continuará a mesma.
Exemplo 3: Juca (eu pessoa)
"Liberdade para morar/viver onde e quando quiser"
Essa pessoa vai escolher o casamento, carro, profissão baseada na missão de vida dela.
Exemplo 4: Blog Poliadm
"Compartilhar conhecimento com as pessoas"
Se o pessoal começar a postar notícias de filmes nesse blog, vai atender a nossa missão? Responde nos comentários. ;)
Tá, mas pra quê eu uso isso?
Segundo o site Senior ela deve servir como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva.
“Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa – mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la”. -Philip Kotler
Deu pra entender até aqui? Então já que é pra escrever a nossa, aqui vão algumas perguntas que podem te ajudar e orientar na definição de missão do seu negócio
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Quem ela quer atingir?
- Qual é a sua função no mercado?
- Quais são os pontos que a diferencia das demais?
- Como pretende se posicionar no mercado?
- Onde atuar?
- Qual o papel da minha organização no mercado e na sociedade?
- Onde deve fazer?
"Uma boa definição de missão deve ser, além de inspiradora, desafiadora" -IBC Coaching
Algumas palavras pra te ajudar a entender o conceito de missão: Missão é propósito, a alma, a essência, o motivo, razão de existir, objetivo de vida, papel do negócio a sociedade, filosofia da empresa, justificativa, compromisso.
Quer ver mais exemplos?
Então vou me despedir aqui e deixar uma porrada de exemplos pra você entender de uma vez por todas o que é MISSÃO de uma empresa. Tchaul!
“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.” MCDONALD’S
“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.” AMBEV
“Solucionar problemas ainda não solucionados.” 3M
“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo.” Avon
“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.” Google
"Ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial.” Microsoft
“Espalhar ideias” TED
"Dar oportunidades ilimitadas às mulheres." Mary Kay
"Dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar o mundo" Facebook
"Fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial" NASA
"Promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do Estado de São Paulo." Centro Paula Souza
"Trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo" Nike
"Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas" Correiros (ainda bem que eles não falaram rápido* haha)
Para ler mais:
https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/definicao-exemplos-missao-empresa/
https://endomarketing.tv/missao-visao-e-valores/#.XtujS0VKjIU
Qual é a missão do seu negócio? Compartilhe nos comentários e vamos conversar!
"Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas" Correiros (ainda bem que eles não falaram rápido* haha)
Para ler mais:
https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/definicao-exemplos-missao-empresa/
https://endomarketing.tv/missao-visao-e-valores/#.XtujS0VKjIU
Qual é a missão do seu negócio? Compartilhe nos comentários e vamos conversar!
Comentários
Postar um comentário