CANVAS O QUÊ?? Um jeito fácil de entender

Origem dos memes mais conhecidos baseados em imagem - Página 2 de ...

Mas o que diabos isso quer dizer? Em uma resposta simples, é uma forma objetiva e rápida de apresentar uma ideia de negócio, como ele vai funcionar, respondendo perguntas como: Quem é o público, o que vende, como entrega ou pretende entregar essa solução, etc.

Numa época não tão distante usava-se o tão temido monstruoso e pesado "plano de negócio". É terror mesmo, se você já preencheu um sabe do que tô falando. Pede muita informação que o empreendedor ainda não tem sobre o seu negócio e acaba travando de início, então criaram essa bela maravilha da natureza chamada CANVAS.

Antes de qualquer coisa, se não quiser ficar lendo esse textão passo a passo até o final, assista o vídeo da Natália Arcuri sobre o assunto, é bem legal, didático, fácil e divertido: https://www.youtube.com/watch?v=gTLMz8mz4nQ&t=751s

Vamos entender como ele funciona, pega uma folha em branco  e algo pra riscar.

1° Com a folha deitada (horizontal) Faça uma linha na parte de baixo da folha, depois esse espacinho em duas partes.




2° Divida o espaço de cima em 5 partes iguais (use a linha do meio que fez como ponto de medida)


3° Assim que dividir as 5 partes, você vai vim da esquerda para a direita nessa ordem: Pule o primeiro e divida a segunda coluna ao meio, pule mais uma casinha e divida a penúltima coluna ao meio também. Vai ficar assim:



Esse é o esqueleto do CANVAS!

4° Após dividir os espaços, dê os seguintes nomes a eles:




5° Certo! A parte verde aí da imagem é a principal, a azul é relacionado a dinheiro, a amarela é o lado sobre o público e em vermelho é relacionado ao seu negócio em si.


Pronto! O seu canvas está montado, agora só falta preencher. Mas antes quero mostrar o que é cada campo e pra que serve. A gente começa sempre pelo meio, em "valores", a parte principal de qualquer negócio. Depois partimos para todo o lado da direita, depois a esquerda e finalmente a parte de baixo.

Valores: Aqui a gente coloca o que queremos entregar, não tô falando de produto ou serviço, falo da real solução que o negócio tem, qual é a dor que o seu público tem e você resolve, por ex: meu maior valor é ingredientes frescos! Bingo!!! Esse é o maior valor do meu negócio, eu vendo comida feita com ingredientes fresquinhos. Abaixo tem alguns exemplos de valores para algumas empresas.
  • Foco em resultados;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Ética e transparência;
  • Prontidão para mudanças;
  • Empreendedorismo e inovação;
  • Pessoas em primeiro lugar;
  • Respeito à vida;
  • Diversidade humana e cultural;
  • Criatividade;
Fica a dica: Qual é o problema que o seu negócio resolve?

Definindo Missão, Visão e Valores - Parte I - Vila Criativa
alores da Gol: Segurança!

A primeira coisa que você vai responder no CANVAS é valores, qual problema você tá resolvendo de fato, depois vamos para o público alvo, quem você quer atingir. Aquele papo de que serve pra todo mundo não vale, você precisa definir um público pro seu negócio, ideia, solução. Quem precisa mais disso? Quem vai se interessar mais do que ninguém por essa solução? Quem é o melhor consumidor do seu produto ou serviço? Responda no campo: público alvo. Alguns exemplos:
  • Mulheres acima do 50 que querem perder peso
  • Jovens de 17 a 25 que estudam na ETEC polivalente
  • Crianças que gostam do desenho Pepa Pig
  • Jovens usuários que usam iphone e gostam de fazer exercícios
Fica a dica: Quem é o público que mais se interessaria por essa solução:

Em seguida vamos para relacionamento, não, não é status de facebook tipo casado ou solteiro, mas como você vai se comunicar com seu cliente, como e por onde será essa interação, por onde ele vai tirar dúvidas, te conhecer e quem sabe até recomendar.
Alguns exemplos:
  • Posts semanais no facebook
  • Mensagens de textos promocionais
  • Figurinhas de whatsapp
  • Vídeo ou stories no instagram
  • Perfil de influenciador(a)
Fica a dica: Por onde e como você vai interagir com esse público?

Agora vamos para a última parte do lado direito que diz respeito ao público, essa parte é o canal. Como você pretende entregar essa solução? É um produto físico? Vai dentro de uma caixa com embalagem própria? Usa motoboy? É você quem vai fazer o serviço? Loja fisica? Loja online? 

Fica a dica: Como sua solução vai chegar até o cliente que comprou?

A partir de agora, vamos para o lado esquerdo do CANVA, que diz respeito ao negócio em sim, partes importantes que fazem a roda girar. São elas: atividades, recursos e parceiros chaves.

Começando pelas atividades chaves... O que você faz/fará de mais importante nesse negócio? Qual é a atividade mais importante desse negócio? Por exemplo, a atividade mais importante de uma hamburgueria é não deixar o hambúrguer passar do ponto. A parte mais importante no negócio de roupas são os pontos de costura e cortes bem feitos. Então veja esses exemplos e pense na sua.
  • Tesla: fabricar carros elétricos e luxuosos 
  • PinkFarm: Produzir alimentos livre de agrotóxicos
  • Word: Editar textos

Fica a dica: Qual é a atividade mais importante, crucial para o seu negócio não morrer?


Recursos chaves: o que você vai precisar para executar esse negócio? De quais pessoas e habilidades o negócio precisa? Quanto de dinheiro o negócio necessita? Por exemplo:
  • Não existe papelaria sem uma copiadora
  • Não existe advogado sem um livro com toda constituição para consulta
  • Padaria sem forno
  • Supermercado sem gondola
  • Psicólogo que não entenda o cérebro
Fica a dica: Não pense só no dinheiro, pense em quais habilidades precisa ter ou adquirir como recurso humano?

Parceiros chaves: De quem você precisa para fazer o negócio acontecer? De um contador? De um escritório alugado? De um app que te conecte aos clientes? Por exemplo: eu vendo tapioca e o ifood é um grande parceiro meu, preciso entregar e preciso de um motoboy como parceiro para fazer essas entregas.

Fica a dica: Quem são as pessoas que terão papel importante no seu negócio?

Os dois últimos são relacionados a dinheiro. Basicamente em receitas é o que traz dinheiro pra empresa, por ex: numa barraca de lanches é a porção de batatas fritas, hambúrguer coca-cola. Num consultório de dentista poderia ser extração de dente e limpeza de cáries.

Fica a dica: O MC donalds vende hamburguer, mas o dinheiro dele vem dos terrenos onde estão instalados essas lojas do Mac. Só pra você pensar aí...

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Na parte de custos é onde o filho chora e mãe não vê, a luz que você paga, como os insumos pra fazer o lanche, ou em outro caso, os cursos de capacitação que precisa para manter atualizada, assinatura de ferramentas como por exemplo, pacote adobe pra quem trabalha com photoshop. Tudo isso entra em custos.

Entendeu um pouco mais agora? Não entendeu? Comente o que você conseguiu entender, pode dar exemplos. Se você não entendeu gostaria que comentasse mesmo assim, pode escrever "não entendi nada mermão"

O CANVA nada mais é do que uma forma prática de você apresentar as suas ideias pra alguém, respondendo perguntas do porquê? Como? Quem? Onde? Quando? entre outras dúvidas simples que qualquer um perguntaria pra você. 


Espero ter ajudado e... De verdade, comenta aí embaixo o que achou pra que eu possa melhorar esse conteúdo.
Se quiser ser mais ágil, utilize a ferramenta CANVAS online que o sebrae disponibilizou (clica aqui), saiba que a graça da coisa é colar e descolar o post it no papele rs.


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